22 junho 2012

Aspecto Emocional e Financeiro na FIV



Fator emocional na FIV

É  muito difícil avaliarmos os prós e contras de um tratamento de FIV/ICSI. É necessário conversar muito com o seu médico de confiança, se necessário ter a opinião de um segundo médico.para se ter realmente qual a opção mais indicada  para  o casal. Antes de iniciar um tratamento de FIV é importante estar bem consciente das desvantagens. É um procedimento que exige muito do ponto de vista emocional, físico e financeiro e os casais devem se preparar para enfrentar todos estes desafios.

Fisicamente é exaustivo por causa das injecções diárias, das consultas regulares e por causa da punção e dos possíveis efeitos secundários da utilização dos fármacos, e também em termos psicológicos.­­
É um período muito difícil, em que o casal é confrontado com um misto de sentimentos  que misturam insegurança, esperança e muita ansiedade. O stress em cada tentativa de FIV é um teste aos limites de paciência e perseverança. ­­É importante ter consciência de que podem ocorrer imprevistos a qualquer tempo, como resposta inadequada a indução ovariana ou alguma complicação. Um ciclo de tratamento abrange várias fases. Para que o tratamento produza os resultados pretendidos, é importantíssimo obter sucesso em todas  as fases do tratamento.
É aconselhável também decidir com antecedência quem é que o casal pretende manter a par do tratamento para evitar ter de responder a perguntas desagradáveis mais tarde e sujeitar-se àquela pressão familiar que torna-se inevitável. A maioria dos casais considera que a fase mais difícil é o período após a transferência do embrião.
Embora a FIV possa ser um verdadeiro teste à relação e às emoções de um casal, é um tratamento que lhes proporciona a oportunidade de realizarem o desejo de ter um filho. Os casais que decidirem iniciar um tratamento de FIV devem estar dispostos a assumir um compromisso incondicional e a seguir à letra as instruções da clínica.
Antes do início do tratamento, é interessante os casais fazerem algumas perguntas a si próprios.
  • Quantas vezes vamos tentar o tratamento?
  • Estamos preparados para o risco de um aborto espontâneo após um teste de gravidez positivo?
  • Sabemos quais são as nossas probabilidades de sucesso?
Aspectos financeiros
A FIV é um tratamento muito caro e a maioria dos convênios e médicos não cobrem o tratamento.
Os custos da FIV variam de clínica para clínica. Além dos custos do procedimento, tem todo custo medicamentoso. O Estado oferece, em alguns Hospitais Públicos, a realização de ciclos de FIV/ICSI, devendo o casal apenas assegurar os custos com medicação.
Atualmente, o aspecto financeiros de um tratamento de FIV é o fator mais importante na decisão de iniciar ou não a FIV.
FABÍOLA PECE comenta: Não é nada fácil, posso falar isso pela vivência que tive. Ao se optar pela FIV eu acho, particularmente, que o casal deve guardar isso só para eles para que não exista uma pressão psicológica além daquela que já existe com eles próprios, uma cobrança interior muito forte. É necessário também se organizar financeiramente para que não haja desestrutura maior. 

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: