Essa condição, que aumenta a tendência à coagulação sanguínea, pode ter um impacto significativo na fertilidade. Mas calma, não se desespere! Vamos te explicar tudo de um jeito simples e te mostrar que, com o acompanhamento médico certo, você pode realizar o sonho de ser mãe.
O que é a trombofilia?
Imagine seu sangue como um rio. Na trombofilia, esse rio tende a formar pequenos “coágulos” que podem obstruir vasos sanguíneos importantes, como os do útero. Esses coágulos podem dificultar a implantação do embrião no endométrio, a camada que reveste o útero e onde o bebê se desenvolve.
Como a trombofilia afeta a fertilidade?
- Dificuldade de implantação: Os coágulos podem impedir que o embrião se fixe no útero, causando abortos espontâneos repetidos.
- Aumento do risco de complicações na gravidez: A trombofilia pode levar a problemas como pré-eclâmpsia, descolamento de placenta e restrição de crescimento fetal.
E como saber se tenho trombofilia?
A única forma de diagnosticar a trombofilia é através de exames de sangue. Se você já teve abortos de repetição, sofre com dificuldades para engravidar ou tem histórico familiar de trombose, é importante conversar com seu médico sobre a possibilidade de realizar esses testes.
E agora, o que fazer?
O tratamento da trombofilia varia de caso para caso e deve ser individualizado por um especialista. Algumas opções incluem:
- MEDICAMENTOS: Para prevenir a formação de coágulos. Exemplos: Aspirina: Em doses baixas, pode ajudar a prevenir a trombose. Heparina: Um medicamento injetável que previne a formação de coágulos. (MAS, NUNCA TOME ANTES DE SEU MÉDICO PRESCREVER)
- REPRODUÇÃO ASSISTIDA: Técnicas como a fertilização in vitro podem aumentar as chances de gravidez em mulheres com trombofilia.
FABÍOLA PECE comenta: Não se desespere ! A trombofilia tem tratamento e não significa que você não poderá ter filhos. Atualmente a ciência está adiantada, procure um médico especializado em reprodução assistida poderá te orientar sobre o melhor tratamento para o seu caso. E acredite em você: Com acompanhamento médico adequado e muito amor, você realizará o sonho de ser mãe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário