02 outubro 2013

VASECTOMIA – DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

O que é?
Vasectomia  é uma obstrução mecânica do canal deferente (= canal que transporta os espermatozóides) impossibilitando  que eles sejam expelidos durante a ejaculação.

Como é seu procedimento?
Pode ser feita de duas maneiras, a maneira tradicional, utilizando bisturi e fio de sutura, e a Vasectomia Sem Bisturi ou Chinesa, que chega nos canais deferentes através de um pequeno orifício na pele, sem o uso de bisturi, através de instrumental específico, não havendo então necessidade de utilizar fios de sutura.

Em relação a Laqueadura, a  vasectomia é mais simples?
Bem mais. A  vasectomia é um procedimento ambulatorial, não necessita de internação, muitas vezes feita em clínicas com estrutura para  procedimentos mais simples . ´E feito um espermograma pós cirurgia para avaliação da ausência de espermatozóides no ejaculado.

Qualquer  homem pode fazer a vasectomia?
Sim, preenchendo os pré requisitos necessários  como: idade, n° de filhos, maturidade, convicção, estar informado de como funciona , voluntariedade , pois por se tratar de um método radical  este  procedimento tem que ser  muito consciente. Não poderá ter contra indicações médicas para ser submetido a esse  ato cirúrgico. É aconselhável  uma consulta médica para avaliar.

A cirurgia é dolorida?
Não, a vasectomia é um procedimento cirúrgico extremamente simples, e é realizada sob anestesia local, tornando assim um evento sem dor. Geralmente  é super rápido e nem necessita de acompanhante.


Quais cuidados pós cirúrgicos?
Recomenda-se retornar para casa, aplicar gelo por quatro horas no local da cirurgia e descansar até o dia seguinte, quando estará apto a exercer seu trabalho normalmente.

Quantos dias o homem deve ficar afastado do trabalho?
Dependendo o tipo de trabalho não há necessidade de afastamento, porém, recomenda-se não realizar esforço físico até a total recuperação.

E as atividades físicas ?
Pode retomar suas atividades esportivas em 2 semanas.

O mesmo para a  atividade sexual?
Recomendado somente após 4 dias da cirurgia.

Quando deve ser abolido qualquer método anticoncepcional?
Após 20 ejaculações, se o exame mostrar azoospermia, ou seja, ausência total de espermatozóides, o casal pode abandonar o método temporário.

O método  é reversível? Existe alguma possibilidade de gravidez após a vasectomia?
Toda vasectomia é reversível, porém o retorno à fertilidade depende também de outros fatores que caminham juntos . A cirurgia de reanastomose (reversão da vasectomia) refaz o trajeto do espermatozóide pelo canal deferente. Mas , em último caso pode-se recorrer ao uso de técnicas de Fertilização in vitro para obter uma gravidez, portanto, todo homem vasectomizado pode ter filhos novamente.


FABÍOLA PECE  comenta: Não faça isso sem total certeza que não  terá mais filhos. Uma decisão precipitada poderá gerar muitos problemas futuros

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: