03 maio 2013

Poluição do ar afeta fertilidade de casais

Estudos mostram que qualidade do sêmen dos jovens está cada vez menor.
Poluição atmosférica principalmente em cidades grandes pode ser causa de infertilidade de casais.

Todos sabem que o ar poluído causa problemas de saúde. Mas nem todos sabem que, além de doenças respiratórias, a poluição pode estar entre as causas da infertilidade tanto quanto as causadas por questões genéticas, fumo, obesidade, sedentarismo, stress e dependência de álcool e drogas. Casais que tentam ter filhos e não conseguem podem estar sendo afetados diretamente pelas substâncias tóxicas que estão no ar.
Seus malefícios podem alterar a mobilidade dos espermatozóides , não permitindo uma mobilidade suficiente para chegar ao óvulo.
Há reação imunológica dos agentes poluidores ambientais com o espermatozóide, ou seja, há uma reação onde o organismo identifica o espermatozóide como célula agressora e produz anticorpos contra o espermatozoide. .Com isso, cada vez mais indivíduos mais jovens tem um sêmen de menor qualidade.
Estudos atuais também afirmam que , por conta da poluição, os homens estão produzindo menos espermatozóides que carregam o cromossomo Y (do sexo masculino), portanto menos meninos estão nascendo hoje. Essas alterações ambientais afetam muito mais os homens, pois eles produzem espermatozóides todos os dias, por isso, qualquer alteração no corpo pode influenciar na produção do esperma. As mulheres já nascem com a quantidade de óvulos que terão para a vida toda. E, além disso, o aparelho reprodutor feminino é interno, e o dos homens, externo.
Outro dano causado pela poluição ambiental é o aumento de um hormônio chamado prolactina, Todos nós temos uma dose equilibrada de prolactina no corpo. Nas mulheres, a sua função é preparar as mamas para a gravidez. No homem, se combinada a outros hormônios, pode causar alterações, como falta de libido, falta de apetite sexual. Se a taxa de prolactina for alterada, é grande a chance do casal não conseguir ter filhos.
____________________________________________________________

FABÍOLA PECE comenta: O fato da poluição do ar ser maléfica ao ser humano todos sabem. e porisso é mais saudável optarmos cada vez mais por hábitos e locais com melhorrs condições para se viver. Muitas vezes, mesmo não sendo aparentemente visíveis os danos causados pelo ar polúido, em uma fase importante da vida que é a de ter os filhos eles vão se pronunciar, dificultando este sonho. Então tente optar sempre pela prevenção, sempre que possível fugindo de fatores ambientais prejudiciais ao organismo.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: