04 abril 2013

Fator Masculino no diagnóstico da Infertilidade


O homem é responsável por 30% a 40% dos casos de infertilidade no casal. Em conjunto com algum fator feminino, mais 20%. Dessa forma, no mínimo 50% dos casos de infertilidade contam com a participação masculina.
Isso acontece porque para que fertilize o óvulo o espermatozóide precisa ter uma série de propriedades: formato oval (morfologia), movimentos direcionados (motilidade), reconhecer e aderir ao óvulo e, posteriormente, penetrar no seu interior para fertilizá-lo. O potencial de fertilização masculino é avaliado avaliando-se a integração de todas essas propriedades, que contribuem para sua competência. Além disso, ao entrar pelo útero e trompas, o espermatozóide sofre uma serie de modificações capazes de torná-lo apto para fertilizar o óvulo. Essas mudanças recebem o nome de capacitação espermática e, sem ela, a fecundação não seria possível.
As causas de infertilidade masculina podem ser classificadas em:
pré-testiculares - alterações que ocorrem no sistema hormonal levando o homem a não produzir espermatozóides adequados;
testiculares – relacionado a doenças dos testículos  
pós-testiculares - problemas do sistema de ductos que transportam os gametas masculinos para o exterior.
Os homens podem apresentar ausência de espermatozóides no ejaculado, mesmo quando o testículo é capaz de produzi-los. É a azoospermia escretora. Neste grupo de pacientes, as enfermidades mais comuns são as malformações congênitas, infecções, traumatismos e a vasectomia, que interrompe o trajeto dos espermatozóides.
Já a azoospermia secretora é quando os testículos não produzem espermatozóides. Alguns exemplos do problema são as doenças congênitas, infecção dos testículos, caxumba, uso de medicamentos para o tratamento de câncer, entre outros.  Há também a oligospermia, que é a baixa quantidade de espermatozóides, que igualmente pode ser causada por anomalias congênitas. 
A diminuição do número de motilidade dos espermatozóides, ou oligoastenospermia, é outro problema masculino. Ela pode ser causada por distúrbios hormonais, alterações testiculares, inflamatórias e  gerais, que são aquelas relacionadas aos aspectos profissionais, psíquicos, infecções em geral, medicamentos, tabagismo, alcoolismo, estresse e outros fatores.
A varicocele é uma dilatação anormal das veias, semelhante às varizes, que drenam o sangue dos testículos. É classificada em quatro graus, desde os casos mais simples até os mais avançados. A associação entre varicocele e a anormalidade no tamanho do testículo é muito comum e pode ser considerada uma causa de infertilidade masculina corrigível.
A infecção genital também pode ser um fator importante de infertilidade masculina. As bactérias Chlamydia trachomatis, Neisseria gonorrhoeae e os micoplasmas são as mais freqüentes e podem comprometer a fertilidade do homem. O diagnóstico é realizado por  exames laboratoriais. No entanto, a ultrassonagrafia da próstata pode ser um auxílio para diagnosticar inflamação crônica da próstata e vesícula seminais. Atualmente, existem dois novos exames: a Fragmentação do DNA Espermático e o Espermograma Magnificado. Estas duas alterações têm sido responsabilizadas não só pela infertilidade como causadoras de abortos.
A avaliação da fertilidade do homem é baseada na história clínica, como os antecedentes de infecção, traumas, impotência e tabagismo, entre outros, além do exame físico, espermograma e, em casos especiais, exames genéticos. Geralmente, para a conclusão do diagnóstico, por meio do espermograma, é necessário que este exame seja repetido por três vezes. Porém, é necessário saber o que é relevante nesta pesquisa, para que ninguém se perca em resultados superficiais que levam o casal, muitas vezes, a perder tempo e dinheiro, além de sofrer o desgaste psicológico presente neste tipo de tratamento.
____________________________________________________
FABÍOLA PECE comenta: Em minha humilde opinião, sempre achei que o fator masculino deveria ser primeiramente avaliado, pois vários fatores  masculinos incidem  fortemente em um resultado positivo de fertilização

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: