06 dezembro 2012

Algumas dúvidas frequentes sobre Reprodução Assistida


A fertilização in vitro é o tratamento mais abrangente para casos de infertilidade, indicado para casais com problemas como alterações tubárias, endometriose, alterações no sêmen (quantidade/qualidade dos espermatozoides), idade materna avançada e falha de tratamentos mais simples, como coito programado e inseminação intrauterina.
 O processo é feito em laboratório: os espermatozoides (coletados por meio de masturbação) são colocados junto aos óvulos (coletados por meio de punção vaginal) e a fecundação acontece naturalmente (FIV). No caso da ICSI  a única diferença é que a fecundação  é feita por micromanipulação em laboratório, injetando-se os espermatozoides dentro dos óvulos. Após esse processo, os embriões resultantes são cultivados em laboratório por três a cinco dias e recolocados no útero da mulher. Na sequência, os embriões são colocados dentro do útero e devem se fixar e continuar o seu desenvolvimento normalmente. 


Algumas dúvidas mais comuns: 
1) A mulher precisa usar alguma medicação especial?
Sim, utilizam-se medicações para estimular o número de óvulos maduros disponíveis no ovário no ciclo menstrual. Esta etapa é controlada e monitorada com exames frequentes de ultrassonografia e às vezes de sangue, para avaliar a resposta a estas medicações e decidir o momento ideal de coleta dos óvulos.
2) Posso fazer o tratamento na menopausa?
Não. "Após a menopausa, a mulher já não tem mais óvulos ou ovários para serem fertilizados. Só há uma alternativa de tratamento no caso, chamada ovodoação anônima, que é basicamente uma fertilização in vitro na qual utilizam-se óvulos de outra pessoa. "A doação é feita de forma totalmente anônima e sem fins lucrativos". 
3) Quanto tempo sem obter sucesso para engravidar do modo tradicional é preciso esperar para cogitar esse tipo de tratamento?
Antes de procurar qualquer tratamento, é necessário investigar o que possa estar dificultando a gravidez. Os especialistas recomendam que se espere cerca de um ano de tentativas de gravidez em período fértil sem sucesso para começar a busca pelo problema. 
Porém ,caso a mulher tenha mais de 35 anos ou o casal já tenha apresentado algum fator que possa atrapalhar a fertilidade, a investigação pode deverá começar a ser feita após seis meses de tentativas
6) Qual a duração do tratamento?
Os ciclos de tratamentos de reprodução humana duram em média 20 dias por tentativa. Neste período, o casal deverá  ir ao médico com constância e realizar procedimentos , dentre eles: ultrassom, coleta de óvulos e sêmen e transferência dos embriões. 
7) Existe algum efeito colateral?
O efeito colateral mais comum é o inchaço, que pode corresponder a um ganho de peso de até dois quilos devido a estimulação exagerada dos óvulos, que crescem muito. Outro efeito que ocorre em alguns casos devido a resposta exagerada a medicação que estimula os ovários  é o hiperestímulo ovariano
Ganho de peso, dor de cabeça, desconforto abdominal e mudanças de apetite ou humor podem ocorrer, mas são pouco comuns. Efeitos colaterais graves como trombose, sangramentos intensos e infecções também acontecem, apesar de serem muito raros
8) Quais exames o casal deve fazer antes do tratamento?
Antes de pensar em fazer qualquer tratamento, o casal deve fazer uma investigação completa da infertilidade, que inclui exames de ultrassom, avaliação hormonal, avaliação do muco cervical, avaliação das tubas pela histerossalpingografia, eventualmente uma histeroscopia (avaliação da cavidade uterina|) e espermograma. Importante também fazer são as sorologias para HIV, hepatite B e C, HTLV, sífilis e rubéola. 
9) Há diferença entre a gravidez com fertilização in vitro e a gravidez comum?
Os riscos da gestação de FIV são iguais aos riscos de gestações naturais de casais com o mesmo perfil. Ou seja, se aquele casal conseguisse engravidar naturalmente, correria os mesmos riscos que está correndo com a fertilização in vitro - tudo depende das características e hábitos do casal.
10) O bebê de fertilização in vitro corre mais risco que um bebê concebido de forma tradicional?
O bebê de fertilização é tão normal quanto poderia ser se seus pais conseguissem engravidar naturalmente. 
11) A mulher pode seguir uma rotina normal durante o tratamento?
Normalmente, recomenda-se não praticar atividades físicas de impacto, como corrida e musculação, durante o tratamento. Isso porque os seus ovários ficam maiores e o excesso de movimentação pode gerar problemas.
12) O casal pode ter relações sexuais durante o tratamento de fertilização in vitro?
Pode sim, mas deve ser evitado em alguns períodos. Quando se aproxima o período de coleta do sêmen, recomenda-se que o homem fique dois a cinco dias sem ejacular, para melhorar a qualidade do material colhido. 
Logo após a captação dos espermatozoides e ovários, o casal ainda deve permanecer em abstinência para evitar dor na mulher por conta do tamanho dos ovários. 
13) Qual é a possibilidade de sucesso da fertilização in vitro?
A probabilidade média de sucesso é de 40%. Porém existem algumas variáveis como a idade da mulher e a causa da infertilidade. 
______________________________________
FABÍOLA PECE comenta: Sempre consulte seu médico, porque ele deve ser o profissional de confiança que você escolheu.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: