03 julho 2012

Técnicas de Biópsia Embrionária


PGD- A biópsia embrionária consiste na retirada de uma única célula do embrião obtida através de fertilização in vitro com ICSI.
Esta célula é analisada por um geneticista habilitado que verifica se o embrião porta doenças como Síndrome de Down e Síndrome de Turner e Kleinefelter
A tecnologia já permite a identificação de doenças em único gene, assim evitando o nascimento de crianças portadoras de doenças  com as síndromes citadas.
Indicada especialmente nos casos de abortos naturais repetidos, doenças genéticas preexistentes na família e de mulheres  acima de 40 anos. No terceiro dia após a fecundação no laboratório, uma célula é retirada do embrião sem prejuízo para seu desenvolvimento. A amostra é analisada por dois dias e submetida à técnica de hibridização in situ por fluorescência (FISH) para identificação e avaliação dos cromossomos. Com o resultado os médicos conseguem transferir para o útero apenas os embriões saudáveis. O PGD é um procedimento que exige um bom entendimento de embriologia e biologia molecular. Até pouco tempo atrás, utilizávamos o PGD clássico com a técnica de FISH para esta análise genética dos embriões. Porém tal técnica nos limitava o número de cromossomos analisados em cada embrião.
CGH - Com esta biópsia,o CGH (mais moderna técnica para análise genética), podemos analisar TODOS OS CROMOSSOMOS dos embriões antes de transferí-los ao útero, o que traz tranqüilidade maior ainda para os casais que, por diversos motivos, precisam certificar-se da qualidade da saúde de seus futuros filhos. Assim,  doenças genéticas podem ser evitadas graças a este procedimento complexo ,porém seguro. O estudo é feito preferencialmente com embriões em estágio de blastocisto (quinto dia de vida laboratorial). 

_______________________________________________________________

FABÍOLA PECE comenta: Isto torna os gastos ainda mais caros, porém nas situações citadas acima é necessário para se assegurar de que não haverá problemas futuros.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: