28 junho 2012

Varicocele - Saiba mais.


Varicocele, o que é ?
A varicocele é a dilatação do conjunto de veias que drenam o sangue utilizado pelos testículos, aumentando seu volume e formando varizes. Essa dilatação é causada por uma inversão no sentido do sangue nestas veias, ou seja, o sangue ao invés de subir pelas veias, desce de volta ao testículo (nada mais do que uma variz) .
Esse acúmulo de sangue usado (venoso) no testículo pode causar alterações na produção e na qualidade dos espermatozóides, que causam diminuição na qualidade e na capacidade de fertilização do óvulo, e tudo isso porque a temperatura dos testículos aumenta, porisso é a principal causa de infertilidade masculina.
Como saber se eu tenho Varicocele?
Na maioria dos casos a varicocele é assintomática. Isso torna-se perigoso, pois pode prejudicar a função dos testículos sem que o homem tenha sintoma algum e ai só se descobre quando houver dificuldades em ter filhos. O diagnóstico da varicocele é realizado principalmente pelo exame físico, com  um urologista, podendo ser confirmado com a realização de um exame de ultrassonografia dos testículos. 
E como é o tratamento?
Existem três opções de tratamento para varicocele:
 - Tratamento cirúrgico - A cirurgia dura aproximadamente 45 minutos de cada lado, (o acesso é feito pela virilha), anestesia geral  e o paciente tem alta do hospital no mesmo dia. 
 - Cirurgia laparoscópica – O procedimento dura apenas uma hora em média, é menos invasiva, não usa-se anestesia geral, porém a alta não é no mesmo dia e os  resultados são  inferiores ao tratamento cirúrgico . 
Embolização da varicocele: é um processo não cirúrgico, semelhante a um cateterismo. Não é preciso anestesia geral e o procedimento dura apenas uma hora em média.

De três e seis meses após o tratamento, o homem tratado deverá repetir o exame de espermograma para se comparar o resultado com aquele feito antes do tratamento.
_______________________________________________________________
FABÍOLA PECE comenta:  Hoje em dia, com a modernidade, muitas mulheres adiam a maternidade e os homens , ainda com o machismo se negam a aceitar o espermograma. Aí vai a dica: o grau da varicocele tende a aumentar, caso não seja tratada. E outra coisa também: Homens muito preocupados com o corpo acabam exagerando o peso na prática de exercícios na musculação. Isto pode ajudar ao aparecimento do problema futuramente.

2 comentários:

Anônimo disse...

DOUTORA EU OPEREI DUAS EVZES DE VARICOCELE ER NORMAL ?
E OUTRA PARECE Q VOLTOU DE NOVO =/ ESTOU PREOCUPADO POR FAVOR ME AJUDE
TO PREOCUPADO DE SER STEREO =/=/

Anônimo disse...

FERTILIDADE ?
MEDO DE SER STEREO PORQ OPEREI 2 VEZES DE VARICOCELE =/

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: