25 junho 2012

Sintomas Comuns da Endometriose



 Cólica menstrual
O principal sintoma na endometriose é a cólica menstrual muito intensa e que vai aumentando cada vez mais; a mulher muitas vezes precisa de muitos  analgésicos para fazer efeito. Mas, tudo depende do grau da doença.
Em algumas mulheres as cólicas são leves, porisso que, às vezes, há demora na confirmação do diagnóstico e consequentemente demoram mais o começo do tratamento, pois imaginam ser uma cólica comum.
Dor durante as relações sexuais
A dor durante a relação sexual também é um sintoma bem característico da endometriose. Pode ser fraca, mas em algumas mulheres pode ser bem forte, impossibilitando completamente a vida sexual. Nestes casos, acontecem muitas  dificuldade na relação do casal pelo fato de o homem não entender do que se trata.
Dificuldades para engravidar
Outro sintoma comum é a infertilidade. Muitos dos casos de infertilidade tem a endometriose como causa principal.
Dor para evacuar
Quando a doença atinge o intestino podem surgir sintomas intestinais como dor e dificuldade para evacuar e até sangue junto às fezes. Estes sintomas predominam no período menstrual.
Dor para urinar
Lesões na bexiga provocam sintomas bem parecidos a uma infecção de urina, que se intensificam também no período menstrual. Quando as lesões são profundas, podem causar sangramento urinário durante o mesmo período.

Diagnóstico : É feito por meio da história clínica, exame físico, ultrassom especializado, exame ginecológico, e outros exames de laboratório.
Atenção especial deve ser dada ao exame de toque, fundamental no diagnóstico da endometriose profunda.
A certeza, porém, só pode ser dada por meio da biópsia. Esta pode ser feita por meio de cirurgia aberta, ou laparotomia, ou, preferível, por laparoscopia(através de vídeo- método menos invasivo).

FABÍOLA PECE comenta:  Mantenha sempre seus exames em dia; a mulher que se cuida consegue descobrir mais rápido qualquer problema ocorrido com ela e assim, de uma forma muita mais rápida, finalizar ou pelo menos tornar mais eficaz seu tratamento medicamentoso.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: