20 abril 2012

Miomas x Infertilidade

A relação entre miomas e infertilidade ainda não está bem definida. Sabe-se que somente 1-3% dos pacientes que sofrem de infertilidade a causa principal é a miomatose, embora a presença dos miomas possa ocorrer numa freqüência muito maior. A diferenciação das causas é muito importante, pois muitas vezes o mioma é apenas um coadjuvante num problema maior e o médico com formação em reprodução humana é o recomendado para essa avaliação.
O mioma submucoso, quando tratado aumenta a fertilidade.
Quando há necessidade do tratamento dos miomas, várias técnicas podem ser propostas, mas devem ser avaliadas de forma individual. A histectomia, cirurgia de retirada do útero, embora seja um solução definitiva, inviabiliza qualquer possibilidade de uma gestação posterior, então, deve ser evitada sempre que possível para a mulher em idade fértil com intenção de ter filhos. A miomectomia consiste na retirada dos miomas por videolaparoscopia, cirurgia aberta tradicional ou vaginal por histeroscopia cada qual com suas vantagens e desvantagens.
Atualmente, uma técnica minimamente invasiva está sendo cada vez mais utilizada, a embolização dos miomas, ou melhor, embolização da artéria uterina. A embolização é um procedimento endovascular, ou seja, é feito por cateteres e punção, ao invés de cortes cirúrgicos. É colocada, através desses cateteres, uma substancia que vai impedir a alimentação sangüínea desses miomas, causando uma isquemia controlada e consequente morte desses miomas por falta de sangue.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: