04 janeiro 2009

Passo a Passo da Fertilização in Vitro

Estimulação controlada dos ovários

Este procedimento, utilizado em praticamente todos os processos assistidos de reprodução humana, consiste na administração de hormônios (especialmente FSH), o que traz um aumento considerável nas taxas de gravidez. Como o FSH estimula crescimento de vários folículos, a taxa de multiparidade também aumenta.

De um modo geral, inicia-se a estimulação ovariana nos primeiros dias do ciclo menstrual, sendo mais utilizandos os medicamentos a base de hormônios (principalmente FSH e LH). São medicamentos injetáveis, podendo ser utilizados pelas vias intramuscular ou subcutânea (veja os exemplos ao lado), e sua ação promove o crescimento dos folículos ovarianos. Este crescimento é monitorizado pela ultra-sonografia e, quando os folículos atingem tamanho adequado, a probabilidade do encontro de um oócito (óvulo) suficientemente desenvolvido para ser utilizado na fecundação é alta, e a estimulação é suspensa. É nesse momento que se aplicam os indutores de ovulação, também injetáveis (veja ao lado), cujo objetivo é auxiliar a terminar a maturação dos óvulos. Esses indutores substituem o pico de LH, que ocorre no ciclo natural, e são constituidos por gonadotrofina coriônica humana (hCG), presente na urina da mulher grávida em grandes quantidades. Entre 32 e 36 horas após a aplicação do hCG, ocorrerá a cirurgia para a retirada, por aspiração, dos oócitos (óvulos). Inicia-se então a administração de progesterona, com a finalidade de adaptar o endométrio à implantação do embrião. Os inibidores do LH são utilizados, em algum momento do ciclo, para inibir o LH do paciente, que pode prejudicar o desenvolvimento dos folículos e óvulos.

alguns estimulantes ovarianos

alguns indutores de ovulação

Esta medicação, injetável, é fabricada por engenharia genética. Seu componente único é o FSH, não tendo nenhum outro tipo de hormônio asssociado. É apresentado em ampolas e em "canetas" (figura), o que permite regular mais exatamente a quantidade injetada.

Esta medicação é produzida jpor engenharia genética, seu princípio ativo sendo a gonadotrofina coriônica humana. Tem efeitos semelhantes aos do pico de LH, sendo utilizada para ultimar a maturaçjão dos oócitos e induzir a ovulação.

Este medicação também é injetável, sendo extraida da urina da mulher menopausada, que é rica em LH e FSH. Após purificação, cada ampola tem 75 UI de FSH e 75 UI de LH.

Esta medicação é extraída da durina da mulher grávida, muito rica em gonadotrofina coariônica humana (hCG). Tem ação e aplicações semelhantes ao medicamento anterior.

Esta medicação, também injetável e extraída da urina da mulher menopausada, tem apenas FSH e uma mínima quantidade de LH. Cada ampola tem 150 unidades de FSH e menos de 2 unidades de LH.

alguns inibidores de LH

Este medicamento é injetável pela via subcutânea. Exerce ação inibidora sobre a liberação de LH pela hipófise, impedindo a ovulação. Em geral, é utilizado quando, durante a estimulação, os folículos atingem diâmetro médio de 13 a 14 mm.

Embora a maioria dos estimuladores ovarianos seja injetável, existem produtos de uso oral com esta característica. Estes produtos liberam grandes quantidades de FSH da hipófise, induzindo crescimento de folículos.

Este medicamento, também de uso subcutâneo, esvazia os reservatórios de LH da hipófise e dificulta a sua re-síntese. Sua aplicação se estende desde o início ou pouco antes do início do ciclo mesntrual em que o estímulo vai ocorrer, até o dia da punção.

A progesterona é um hormônio utilizado para tornar o endométrio mais receptivo ao embrião. É utilizada após a colheita dos oócitos (óvulos), sendo aplicada em geral pela via vaginal, na forma de óvulos ou creme. Em geral, a progesterona é utilizada até 10 a doze semanas da gravidez, ocasião em que a placente passa a produzir este hormônio em quantidades adequadas. Em cada caso, apenas o médico assistente pode determinar com precisão a dose e o tempo de uso da progesterona.



Fonte : (http://www.unifesp.br) - 04/01/2009

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: