Os maiores problemas
quando se fala em infecção relacionada a problemas de fertilidade são as
doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Nas mulheres, a principal infecção que leva a problemas de fertilidade é a clamídia. Seu diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue específico. A clamídia prejudica as trompas, seja por obstrução, entupimento ou dilatação.
Outra infecção comum entre as mulheres com problemas de fertilidade é a tuberculose genital. Ela é detectada por meio da radiografia da trompa, realizada normalmente apenas em clínicas de fertilidade. O tratamento é feito com antibióticos, porém não há reversão se já a trompa já foi afetada.
A gonorreia também tem como causa uma bactéria. "Dessas três infecções, talvez seja a única que pode ter um tratamento rápido. O diagnóstico pode ser feito antes de haver uma lesão", acredita Luiz Fernando. Caso a mulher não apresente sintomas ou não faça o tratamento, a doença pode evoluir e atingir as trompas e até mesmo o útero.
Nos homens
Nos homens, as principais infecções que levam a problemas de fertilidade são a gonorreia e a clamídia. A presença dessas infecções diminuem a motilidade do espermatozoide. Além disso, pode levar a obstrução do canal epidídimo que armazena e coleta espermatozoides, não permitindo a passagem dos espermatozoides.. O homem pode, então, ter ausência de espermatozoides ejaculados.
As saídas para engravidar seriam uma cirurgia do epidídimo ou a fertilização in vitro, coletando os espermatozoides diretamente desse canal.
FABÍOLA PECE comenta: As DST’s são perigosas, porisso previna-se sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário