03 julho 2013

Hipotiroidismo não tratado pode ser um problema.

O hipotireoidismo pode interferir na fertilização , mas  não impedi-la. Ele afeta a libido, deixando a mulher com constante sensação de esgotamento físico e mental.
Os hormônios tireoidianos desempenham um papel  muito importante na manutenção do funcionamento normal do sistema reprodutivo. Doenças da tireoide que não são tratadas podem levar a problemas de fertilidade , tanto em homens como mulheres.
Nos casos de deficiências graves da tireoide, ou de duração prolongada, há menor chance de engravidar ou, quando concebem, de manter a gravidez. Estudos mostram que 2,3% das mulheres com mais de um ano de infertilidade têm hipotireoidismo.
As mulheres devem ser testadas para o hipotireoidismo em qualquer situação suspeita de infertilidade, porque a disfunção da glândula pode causar problemas com a ovulação e menstruação irregular  e também nesse caso não há tempo suficiente entre a ovulação e a menstruação para que a concepção ocorra.
É bem comum as mulheres com hipotireoidismo apresentarem  ovários policísticos, ou cistos nos ovários, que dificultam a ovulação e podem causar problemas de fertilidade.
O hormônio T4 desempenha um papel importante na implantação e desenvolvimento precoce do feto. Outra coisa: Verifica-se também que 30% de portadoras de endometriose tem hipotiroidismo. A disfunção atinge cerca de 2 a 4%  de mulheres em idade reprodutiva (20 a 40 anos).
Além dos problemas para engravidar, abortos espontâneos, nascimentos prematuros e retardo de crescimento intrauterino podem ocorrer quando essa disfunção não está controlada.
Normalmente quando a mulher pensa em engravidar é solicitado o exame de TSH para avaliar a função tireoidiana da mulher. No pré natal é totalmente necessário.

Caso a mulher já tenha sido diagnosticada com hipotireoidismo e venha controlando a doença, as chances de engravidar e ter uma gestação saudável são iguais as de uma mulher que não tenha a doença. É preciso apenas consultar sempre o médico de confiança para ajuste da dosagem da medicação.
________________________________________________________
FABÍOLA PECE comenta: Trate o hipotiroidismo, pois senão você  não só  poderá ter dificuldades para conseguir a gravidez, mas também  poderá ter problemas com implantação e abortamento, conforme descrito acima. E como sempre eu friso, a prevenção sempre é a melhor solução.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: